Os Pneus são o elemento de contacto entre o automóvel e a estrada, sendo o seu bom estado essencial não só à segurança, mas também à performance do seu carro.
Dito isto, achamos por bem reunir aqui algumas dicas para ficar a perceber quando trocar os pneus.
Profundidade do piso dos pneus
Como referido anteriormente os pneus estão sujeitos a um grande desgaste, sendo recomendado que o pneu tenha um piso de 3 mm, sendo o mínimo permitido por lei de 1,6 mm. Entre os fatores que contribuem para o seu desgaste, estão os elementos, a qualidade da estrada e o estado do veículo. Por exemplo se os pneus não tiverem um desgaste uniforme, tal poderá indicar possíveis problemas na suspensão ou que a direção não está alinhada.
Pressão dos pneus
Verifique se a pressão dos pneus do seu carro se encontram de acordo com o que é aconselhado pelo fabricante de pneus. O controlo da pressão dos pneus é essencial para evitar o desgaste prematuro dos pneus, bem como diminuir o consumo de combustível.
Pneus incompatíveis
Consulte o manual do proprietário do seu carro e certifique-se que utiliza os pneus corretos.
Pneus em fim de vida
Aconselha-se a troca dos pneus a cada 40.000 km, ou ao fim de 5 anos.
Condução
O estilo de condução é outro dos fatores que influencia o bom estado dos pneus, evite mudanças bruscas de velocidade e mantenha uma condução estável e contínua.
Se verificar que os pneus do seu carro apresentam deformações ou um desgaste irregular, dirija-se a uma oficina especializada RINO. Os nossos profissionais estão aptos a avaliar a condição dos pneus e a sugerir os pneus que melhor se adequam à sua viatura.
Temos pneus de todas as marcas ao melhor preço